Instituto Pensar - Cientistas anunciam 1º caso confirmado de reinfecção da Covid-19 no mundo

Cientistas anunciam 1º caso confirmado de reinfecção da Covid-19 no mundo

por: Nathalia Bignon


Hospitais temporários implementados pelo Legado Lima 2019 atendem pacientes com a Covid-19 (Foto: Legado Lima 2019)

Cientistas de Hong Kong anunciaram nesta segunda-feira (24) o primeiro caso confirmado de reinfecção pelo coronavírus meses após o registro da primeira infecção em um paciente. A descoberta, publicada em um artigo no periódico Clinical Infectious Diseases, foi feita em um homem de 33 anos que contraiu a Covid-19 em abril e testou positivo para a doença novamente neste mês. Os pesquisadores também foram capazes de determinar que ele foi infectado por duas linhagens diferentes do vírus.

O paciente foi testado no aeroporto da cidade autônoma chinesa depois de retornar da Espanha e estava assintomático. Para os cientistas, isso pode indicar a prevalência de sintomas mais leves em casos de reinfecção. "Nossa descoberta sugere que o Sars-CoV-2 pode persistir no organismo humano”, escreveu Kwok-Yong Yuen, líder do trabalho, junto de outros pesquisadores no artigo.

Leia também: USP aponta reinfecção em paciente recuperada da Covid-19

O sequenciamento genético conduzido pelos cientistas indicou que o homem contraiu a linhagem que circulou na Europa entre julho e agosto. Embora preliminar, a descoberta traz impactos para o desenvolvimento de vacinas e medidas de prevenção ao redor do mundo.

Por e-mail, os autores confirmaram que se trata do primeiro caso de um paciente recuperado da Covid-19 a testar positivo para o Sars-CoV-2 após se curar da doença. O caso deve reforçar a discussão em torno da duração da imunidade da Covid-19.

"Antes desse artigo, muitos acreditavam que pacientes recuperados teriam imunidade contra reinfecções, mas agora temos evidencias de que alguns deles tenham um decaimento no nível de anticorpos após alguns meses”, disseram os pesquisadores da universidade chinesa por meio de um comunicado.

A pesquisa também sugere que o novo coronavírus pode continuar circulando "mesmo que pacientes tenham adquirido imunidade por contágio ou vacinação".

Ao longo da pandemia, pacientes testaram positivo para o Sars-CoV-2 ao longo de várias semanas após o fim do período de incubação. Cientistas ainda não conseguiram determinar se esse fenômeno é causado por traços remanescentes do coronavírus, por uma nova manifestação da mesma infecção ou, ainda, por uma reinfecção. 

A epidemiologista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, destacou nesta segunda que é importante documentar casos como o de Hong Kong, mas alertou que é importante "não antecipar quaisquer conclusões” sobre reinfecções. Ela lembrou que é necessário ampliar os estudos sobre a qualidade e a durabilidade da resposta imune de pacientes recuperados da Covid-19.

Maria Van Kerkhove afirmou, ainda, que a maior parte das 24 milhões de pessoas que testaram positivo para o Sars-CoV-2 no mundo desenvolveram anticorpos, mesmo aqueles que manifestaram sintomas leves.

Com informações do jornal O Globo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: